terça-feira, 26 de outubro de 2010

CEDAL recebe visita da Guarda Municipal para palestra sobre poluição sonora.



(foto Marco Esteves)

No mês de outubro a nossa escola recebeu a visita da guarda municipal. Três agentes palestraram sobre o tema: Poluição Sonora. A palestra tinha como principal objetivo conscientizar nosso corpo discente (e por que não docente?) acerca do uso apropriado de equipamentos sonoros. O uso consciente desses aparelhos não é apenas um ato de cidadania, mas uma manifestação plausível de respeito ao próximo.

Nossas turmas, como podem ver na foto acima, deram um SHOW de comportamento e participaram ativamente das palestras fazendo perguntas pertinentes e astutas como a de Caio (804):

"Por que os políticos da cidade, na época de eleições, parecem desrespeitar a lei do silêncio?"


Agradecemos a visita dos agentes e dos demais participantes envolvidos no projeto. Mais informações sobre a iniciativa podem ser encontradas no site da prefeitura da cidade.
Vamos colocar em prática tudo o que aprendemos!! :-)

Equipe CEDAL

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Professor: uma espécie em extinção.

PROFESSOR – UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO
Por Verônica Dutenkefer (20/06/2009)

Esse texto que escrevo precisamente agora é mais um desabafo.
Desabafo de uma profissional que está lecionando há mais de 22 anos e que não sabe se sobreviverá por mais dez anos, que é o tempo que ainda precisarei trabalhar (por mais que ame muito o que faço).
Trago comigo muitas perguntas que não querem calar. E talvez a mais inquietante é: O que será necessário acontecer para se fazer uma reforma educacional neste país????
Constantemente ouço ou leio reportagens com as autoridades educacionais proclamarem a má formação de seus professores. Culpando as universidades, a falta de cursos de formação e culpando-nos evidentemente.
Questionamentos:
Como um professor de escola pública pode fazer o seu trabalho se ele precisa ficar constantemente parando sua aula para separar as brigas entre os alunos, socorrer seu aluno que foi ferido por outro aluno, planejar várias aulas para se trabalhar os bons hábitos na tentativa vã de se formar cidadãos mais conscientes e de melhor caráter?
Nos cursos de formação nos é passada constantemente a recusa de um programa tradicional e conteudista, mas nossas avaliações de desempenho das escolas, nossos vestibulares e concursos públicos ainda são tradicionais e nos cobram o conteúdo de cada disciplina.
Como pode num país.....num estado...num município haver regras tão diferentes entre a rede particular e pública?
Na rede particular as escolas continuam conteudistas, há a seriação com reprovação, a escola pode suspender ou até mesmo expulsar um aluno que não esteja respeitando as regras daquela instituição.
A rede pública vive mudando o enfoque pedagógico (de acordo com o partido que ganhou as eleições), é cobrado cada vez menos do aluno, não se pode fazer absolutamente nada com um aluno indisciplinado que até mesmo coloca em risco a segurança de outros alunos e funcionários daquela instituição.
Dia a dia...minuto a minuto... os professores são alvos de agressões verbais e até mesmo física pelos alunos. A cada dia somos submetidos a níveis de stress insuportáveis para um ser humano.
Temos que dar conta do conteúdo a ser ensinado, sermos responsáveis pela segurança física de nossos alunos, sermos médicos, enfermeiros,psicólogos, assistentes sociais,dentistas, psiquiatras, mãe, pai ......

Meus bons alunos presenciam o mal aluno fazendo tudo o que não pode ser feito e não acontecendo nada com ele. É o exemplo da impunidade desde a infância..
Meus bons alunos presenciam que o aluno que não fez absolutamente nada durante o ano, passou de ano como ele, que se esforçou e foi responsável.
Houve um ano que eu tinha um aluno que era muito bom. E ele começou a faltar muito e ir mal na escola. Os colegas diziam que ele ficava empinando pipa ao invés de ir pra escola. Um dia, tive uma conversa com ele, e perguntei o que estava acontecendo? E ele me disse: “Prá que eu vou vir prá escola se eu vou passar de ano mesmo assim?”
Então eu procurei aconselhar (como faço com meus alunos até hoje) que ele devia frequentar a escola, não para tirar notas boas nas provas ou passar de ano. Ele deveria vir a escola para aumentar seu conhecimento que é o único bem que ninguém poderá roubar. Que a escola iria ajudá-lo a aprender e trocar conhecimentos com os outros e ajudá-lo a dar uma melhor formação na vida..
Depois dessa conversa ele não faltou mais, tanto...mas nunca mais voltou a ser o excelente aluno que era.
Qual a motivação de ser bom aluno hoje em dia?
Seus ídolos são jogadores de futebol que não falam o português corretamente e que não hesitam em agredir seus colegas jogadores e até mesmo os árbitros. Ensinando que não é necessário haver respeito as autoridades e aos outros.
Ou são dançarinas que mostram seu corpo rebolando na televisão e posando nuas para ganhar dinheiro.
Para quê eu me matar de estudar se há tantas profissões que não são valorizados e nem respeitadas? ??
Conheci (e ainda conheço e convivo) ao longo de minha carreira na escola pública, inúmeros profissionais maravilhosos. Pessoas que amam a sua profissão, que se preocupam com seus alunos, que fazem trabalhos excepcionais. Que possuem um conhecimento e formação excelentes, mas que estão desgastados e quase arrasados diante da atual situação educacional.
Li a poucos dias num artigo que os cursos de filosofia, matemática, química, biologia e outros todos ligados a área de magistério não estão tendo procura nas universidades.
Lógico!!!!!Quem é que quer ser professor??? ??????
Quem é que quer entrar numa carreira que está sendo extinta, não só pela total desvalorização e respeito, mas também pela falta de segurança que estamos enfrentando nas escolas.
Fiquei indignada com uma reportagem na TV (que aliás adora fazer reportagens sensacionalistas colocando o professor sempre como vilão da história) em que relatava que numa escola um aluno ameaçava os outros com um revólver e num determinado momento o repórter perguntou: ”Onde estava o professor que não viu isso??!!”
E agora eu pergunto: “O que se espera de um professor (ou de qualquer ser humano), que se faça com uma arma apontada pra você ou pra outro ser humano??? Ah...já sei...o professor deveria enfrentar as balas do revólver!!!! Claro!!! As universidades e os cursos de aperfeiçoamento de professores não estão nos ensinando isso..
Vocês tem conhecimento de como os professores de nosso país estão adoecendo??? ?
Vocês sabem o que é enfrentar o stress que a violência moral e física tem nos submetido dia a dia?
Você sabe o que é ouvir de um pai frases assim:
“Meu filho mentiu, mas ele é apenas uma criança!”
“Eu não sei mais o que fazer com o meu filho!”
“Você está passando muita lição para meu filho, e ele é apenas uma criança!”
“Ele agrediu o coleguinha, mas não foi ele quem começou.”
“Meu filho destruiu a escola, mas não fez isso sozinho!”
Classes super lotadas, falta de material pedagógico, espaço físico destruído, violência, desperdício de merenda, desperdício de material escolar que eles recebem e, muitas vezes, não valorizam (afinal eles não precisam fazer absolutamente nada para merecê-los), brigas por causa do “Leve leite” (o aluno não pode faltar muito, não por que isso prejudica sua aprendizagem, mas porque senão ele não leva o leite.)
Regras educacionais dissonantes de acordo com a classe social dos alunos.
Impunidade.
Mas a educação não vai bem, por causa do professor..
Encerro esse desabafo com essa pergunta que li a poucos dias:

Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

O BOM NESTE PAÍS É SER POLITICO. APOSENTA-SE COM 8 ANOS DE "TRABALHO(?) ", E QUE SALÁRIO!!!

Postado por Eliane (História)

JOGOS DE HISTÓRIA


Jogos on-line de História.


Clique em um dos jogos e divirta-se.
Professora Eliane (História)

domingo, 17 de outubro de 2010

Desafio da Semana

Olá pesso @ l!
Estão preparados para mais um desafio??? :-) Este envolve raciocínio lógico-matemático e um pouco de conhecimento da língua inglesa:

Look at the example diagram and the answer to it below and try to solve the next puzzle. Hint: Use only integer positive numbers!! Good luck!



Five plus seven equals twelve.
Eight plus nine equals seventeen.
Five multiplied by eight equals forty.
Seven multiplied by nine equals sixty-three.




Entregue a resposta do puzzle abaixo a sua professora de matemática. Boa sorte!!




Equipe CEDAL

Diversão e Aprendizagem

O velho dominó, quem diria, pode ajudar a criançada a ter um melhor desempenho na escola. A conclusão é de um novo estudo da Universidade de Londres, que avaliou 3 mil crianças entre 3 e 7 anos. Após acompanhá-las por meia década, os pesquisadores notaram que os pequenos acostumados a brincar em casa com jogos educativos conquistavam mais pontos nos testes de habilidades mentais. Segundo os cientistas, brinquedos prosaicos como o caça-palavras e o próprio dominó dão uma força na aprendizagem de letras e números.
Professora Adriana (Matemática)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 de Outubro: Dia do Professor

PARABÉNS, QUERIDO PROFESSOR! Não por este dia, mas por TODOS os dias em que te entregas a este tão nobre ofício: A ARTE DE ENSINAR. Obrigado por existires, pois em tua missão podemos vislumbrar a essência da nossa condição humana: a necessidade constante de aprendermos e ensinarmos uns aos outros, acrescentando e sendo acrescentados. MUITO OBRIGADO, PROFESSOR(A)!!



sábado, 2 de outubro de 2010

Alunos Classificados (continuação)


Turma 801
  • Daniela, Alexandra, Patrick Rocha e João Vitor

Turma 802

  • Rafael, Leonardo, Matheus e Charles

Turma 803

  • Márcia, Rafael, Renato e Daiane

Turma 804

  • Patrick, Matheus, Wallace e Yuri

Turma 901

  • Isabella, Matheus Neves, Thifani e Esther Laine

Turma 902

  • Thaiane, Kécia, Daiene e Nathália

Turma 903

  • Daiane, Larissa, Patrícia e Queila

Final dos Loucomáticos


Olá p e s s o @ l!

Demorou mas saiu a lista com os alunos classificados para a final dos Loucomáticos!!!! :-)


Turma 601
  • Rafaela, Isabele, Reydson e Fabiana

Turma 602

  • Diane, Isabele, Marcele e Mylena

Turma 603

  • Renan Francis, Renan Ferraz, Vitor Hugo Correa e Lucas

Turma 701

  • Vitória, Daniela, Kelly e Vitor

Turma 702

  • Caroline, Vitória, Cássia e Brian

Turma 703

  • Daniela, Giulia, Larissa e Ruth

Turma 704

  • Vitor Hugo, Vitor Honorato, Rafael Pinho e Dione Mello.