quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dicionários Online


Olá pesso @ l!

Para quem gosta de usar o computador loggado na Internet para escrever os trabalhos da escola, aqui vai uma pequena lista com alguns dicionários que podem ser usados online:

Dicionários da Língua Portuguesa

http://www.priberam.pt/dlpo/

Dicionários bilíngues (Inglês-Português)

http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php

Dicionários da Língua Inglesa

http://www.macmillandictionary.com/

Nada melhor do que conferir aquela palavrinha cuja grafia ou significado nós desconhecemos para não pagar aquele mico!!! :-)
Bruno Cesar (Teacher of English)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Bem-vindos!!

Olá pesso @ l!


Estamos começando mais um ano letivo e queremos aproveitar esta oportunidade para dar as boas-vindas a todos os alunos (novos e antigos) a nossa escola!


Sabemos que estamos vivendo um momento difícil, mas é justamente em momentos como este que precisamos nos unir para superarmos as adversidades que a vida de vez em quando nos traz. Trabalhando e estudando juntos com um sorriso no rosto, sendo ombros amigos e solidários vamos dar a volta por cima! Nada é impossível quando acreditamos e lutamos a favor do BEM!



A escola e a nova equipe do blog do CEDAL 2011 desejam a todos um ótimo ano letivo! :-)



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Aconteceu no CEDAL - 2010

No vídeo acima vocês terão uma breve apresentação de tudo o que aconteceu na nossa escola no ano de 2010! A todos desejamos um feliz natal e um ano novo cheio de sonhos, felicidades e muita paz!

Equipe CEDAL

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Corre que o bicho tá solto nesse final de ano!


A "onça pintada" ou "jaguar" ou jaguaretê é o maior felino das Américas...

O seu nome científico é Panthera onca; parente do "leopardo", de nome científico Panthera pardus e quem diria, também parente do "tigre", cientificamente conhecido por Panthera tigris.

Uma "onça-pintada" adulta pode alcançar até 2,60 m de comprimento [maior que um adulto! Grande mesmo hein!] chegando a pesar em média 115 kg [como pesa esse bicho!] embora a média de poso dos machos é de 90 kg e das fêmeas de 75 kg.

As onças precisam comer aproximadamente 2 Kg de alimento por dia!
[comem muito!]

As onças são muito espertas, rápidas, ágeis e fortes! E por esse motivo possuem a fama de perigosas predadoras! Caçadoras por natureza.

Todas essas informações nos levam a refletir e raciocinar sobre a verdadeira natureza dos animais, principalmente dos bem diferentes de nós, afinal também somos animais! [lembra!]

Conhecer, respeitar e aprender com a natureza nos tornam muito mais sábios! Então, nesse finalzinho de ano...

Seja como a "onça pintada"...


Fique sempre atento, seja forte e corra atrás do que você deseja!

E se não nos falarmos antes do ano que vem...


Feliz Natal e um excelente Ano Novo em 2011 para você e toda a sua família!

Professor Renan de Ciências



domingo, 21 de novembro de 2010

Dia 20 de novembro: dia da consciência de que somos todos humanos.


Olá pesso @ l!



No dia 20 de novembro celebramos a nossa diversidade "racial". Homenageamos nossos irmãos e irmãs negras (os) que ajudaram a construir o nosso país e que ainda continuam sendo muito importantes para a nossa História!


Infelizmente, o preconceito racial parece perdurar em nossa sociedade. No passado, esse preconceito foi legitimado pela mesma Ciência que hoje diz haver apenas uma raça: a raça humana. Ironicamente, o discurso da existência de apenas uma raça tem sido utilizado por pessoas racistas no intuito de velar o preconceito racial no Brasil.

Convido vocês a refletir:
Sabemos que a Ciência muitas vezes tentou provar a inexistência de DEUS. Mesmo assim, alguns de nós, enquanto seres sociais, não continuamos a acreditar na sua existência? Seguindo a mesma lógica, o mesmo fenômeno não acontece com o racismo??

Enfim, mesmo que a Ciência prove que somos todos uma raça, ainda existirão pessoas que acharão que uma cor, um tipo de cabelo, um traço fenotípico é "superior" a um outro. Em outras palavras, o conceito de raça não é apenas científico, ele é SOCIAL. Para estimular ainda mais a nossa reflexão sobre o assunto, que tal assistir a um vídeo sobre diversidade aqui ?

Um forte abraço,

Bruno Cesar
(Teacher of English)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PRÊMIO FAZER-SE PROFESSOR 2010





Na noite de 16 de novembro foi realizado um coquetel para os professores da rede municipal de ensino. Seu foco principal foi a premiação dos professores que se inscreveram no concurso “Fazer-se Professor”.

Nossa querida professora Maria Reni concorreu com o projeto “Loucomáticos”, trabalho que mobilizou toda a escola e rendeu novos admiradores em matemática.

Estamos orgulhosos deste trabalho, parabéns Maria Reni, equipe de matemática e a família CEDAL, sem a qual não teria sido possível a realização deste projeto!!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Loucos por matemática 2010


No dia 27 de outubro aconteceu a segunda fase do loucomáticos de 2010.
Foram vários os grupos classificados no primeiro e no segundo segmento do Ensino Fundamental.
As salas foram organizadas em oficinas onde a matemática esteve presente em formas de jogos, mostrando que é possível se divertir e aprender.
As oficinas foram as seguintes:


Tangran
Caleidociclo
Origami
Geometria dos animais
Lógica
Quebra-cabeça
Torre de hanoi
Informática
Desafios concretos



Parabéns aos professores e alunos que participaram do evento!!!
O resultado em breve estará postado neste BLOG.