sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Aconteceu no CEDAL - 2010

No vídeo acima vocês terão uma breve apresentação de tudo o que aconteceu na nossa escola no ano de 2010! A todos desejamos um feliz natal e um ano novo cheio de sonhos, felicidades e muita paz!

Equipe CEDAL

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Corre que o bicho tá solto nesse final de ano!


A "onça pintada" ou "jaguar" ou jaguaretê é o maior felino das Américas...

O seu nome científico é Panthera onca; parente do "leopardo", de nome científico Panthera pardus e quem diria, também parente do "tigre", cientificamente conhecido por Panthera tigris.

Uma "onça-pintada" adulta pode alcançar até 2,60 m de comprimento [maior que um adulto! Grande mesmo hein!] chegando a pesar em média 115 kg [como pesa esse bicho!] embora a média de poso dos machos é de 90 kg e das fêmeas de 75 kg.

As onças precisam comer aproximadamente 2 Kg de alimento por dia!
[comem muito!]

As onças são muito espertas, rápidas, ágeis e fortes! E por esse motivo possuem a fama de perigosas predadoras! Caçadoras por natureza.

Todas essas informações nos levam a refletir e raciocinar sobre a verdadeira natureza dos animais, principalmente dos bem diferentes de nós, afinal também somos animais! [lembra!]

Conhecer, respeitar e aprender com a natureza nos tornam muito mais sábios! Então, nesse finalzinho de ano...

Seja como a "onça pintada"...


Fique sempre atento, seja forte e corra atrás do que você deseja!

E se não nos falarmos antes do ano que vem...


Feliz Natal e um excelente Ano Novo em 2011 para você e toda a sua família!

Professor Renan de Ciências



domingo, 21 de novembro de 2010

Dia 20 de novembro: dia da consciência de que somos todos humanos.


Olá pesso @ l!



No dia 20 de novembro celebramos a nossa diversidade "racial". Homenageamos nossos irmãos e irmãs negras (os) que ajudaram a construir o nosso país e que ainda continuam sendo muito importantes para a nossa História!


Infelizmente, o preconceito racial parece perdurar em nossa sociedade. No passado, esse preconceito foi legitimado pela mesma Ciência que hoje diz haver apenas uma raça: a raça humana. Ironicamente, o discurso da existência de apenas uma raça tem sido utilizado por pessoas racistas no intuito de velar o preconceito racial no Brasil.

Convido vocês a refletir:
Sabemos que a Ciência muitas vezes tentou provar a inexistência de DEUS. Mesmo assim, alguns de nós, enquanto seres sociais, não continuamos a acreditar na sua existência? Seguindo a mesma lógica, o mesmo fenômeno não acontece com o racismo??

Enfim, mesmo que a Ciência prove que somos todos uma raça, ainda existirão pessoas que acharão que uma cor, um tipo de cabelo, um traço fenotípico é "superior" a um outro. Em outras palavras, o conceito de raça não é apenas científico, ele é SOCIAL. Para estimular ainda mais a nossa reflexão sobre o assunto, que tal assistir a um vídeo sobre diversidade aqui ?

Um forte abraço,

Bruno Cesar
(Teacher of English)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PRÊMIO FAZER-SE PROFESSOR 2010





Na noite de 16 de novembro foi realizado um coquetel para os professores da rede municipal de ensino. Seu foco principal foi a premiação dos professores que se inscreveram no concurso “Fazer-se Professor”.

Nossa querida professora Maria Reni concorreu com o projeto “Loucomáticos”, trabalho que mobilizou toda a escola e rendeu novos admiradores em matemática.

Estamos orgulhosos deste trabalho, parabéns Maria Reni, equipe de matemática e a família CEDAL, sem a qual não teria sido possível a realização deste projeto!!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Loucos por matemática 2010


No dia 27 de outubro aconteceu a segunda fase do loucomáticos de 2010.
Foram vários os grupos classificados no primeiro e no segundo segmento do Ensino Fundamental.
As salas foram organizadas em oficinas onde a matemática esteve presente em formas de jogos, mostrando que é possível se divertir e aprender.
As oficinas foram as seguintes:


Tangran
Caleidociclo
Origami
Geometria dos animais
Lógica
Quebra-cabeça
Torre de hanoi
Informática
Desafios concretos



Parabéns aos professores e alunos que participaram do evento!!!
O resultado em breve estará postado neste BLOG.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

CEDAL recebe visita da Guarda Municipal para palestra sobre poluição sonora.



(foto Marco Esteves)

No mês de outubro a nossa escola recebeu a visita da guarda municipal. Três agentes palestraram sobre o tema: Poluição Sonora. A palestra tinha como principal objetivo conscientizar nosso corpo discente (e por que não docente?) acerca do uso apropriado de equipamentos sonoros. O uso consciente desses aparelhos não é apenas um ato de cidadania, mas uma manifestação plausível de respeito ao próximo.

Nossas turmas, como podem ver na foto acima, deram um SHOW de comportamento e participaram ativamente das palestras fazendo perguntas pertinentes e astutas como a de Caio (804):

"Por que os políticos da cidade, na época de eleições, parecem desrespeitar a lei do silêncio?"


Agradecemos a visita dos agentes e dos demais participantes envolvidos no projeto. Mais informações sobre a iniciativa podem ser encontradas no site da prefeitura da cidade.
Vamos colocar em prática tudo o que aprendemos!! :-)

Equipe CEDAL

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Professor: uma espécie em extinção.

PROFESSOR – UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO
Por Verônica Dutenkefer (20/06/2009)

Esse texto que escrevo precisamente agora é mais um desabafo.
Desabafo de uma profissional que está lecionando há mais de 22 anos e que não sabe se sobreviverá por mais dez anos, que é o tempo que ainda precisarei trabalhar (por mais que ame muito o que faço).
Trago comigo muitas perguntas que não querem calar. E talvez a mais inquietante é: O que será necessário acontecer para se fazer uma reforma educacional neste país????
Constantemente ouço ou leio reportagens com as autoridades educacionais proclamarem a má formação de seus professores. Culpando as universidades, a falta de cursos de formação e culpando-nos evidentemente.
Questionamentos:
Como um professor de escola pública pode fazer o seu trabalho se ele precisa ficar constantemente parando sua aula para separar as brigas entre os alunos, socorrer seu aluno que foi ferido por outro aluno, planejar várias aulas para se trabalhar os bons hábitos na tentativa vã de se formar cidadãos mais conscientes e de melhor caráter?
Nos cursos de formação nos é passada constantemente a recusa de um programa tradicional e conteudista, mas nossas avaliações de desempenho das escolas, nossos vestibulares e concursos públicos ainda são tradicionais e nos cobram o conteúdo de cada disciplina.
Como pode num país.....num estado...num município haver regras tão diferentes entre a rede particular e pública?
Na rede particular as escolas continuam conteudistas, há a seriação com reprovação, a escola pode suspender ou até mesmo expulsar um aluno que não esteja respeitando as regras daquela instituição.
A rede pública vive mudando o enfoque pedagógico (de acordo com o partido que ganhou as eleições), é cobrado cada vez menos do aluno, não se pode fazer absolutamente nada com um aluno indisciplinado que até mesmo coloca em risco a segurança de outros alunos e funcionários daquela instituição.
Dia a dia...minuto a minuto... os professores são alvos de agressões verbais e até mesmo física pelos alunos. A cada dia somos submetidos a níveis de stress insuportáveis para um ser humano.
Temos que dar conta do conteúdo a ser ensinado, sermos responsáveis pela segurança física de nossos alunos, sermos médicos, enfermeiros,psicólogos, assistentes sociais,dentistas, psiquiatras, mãe, pai ......

Meus bons alunos presenciam o mal aluno fazendo tudo o que não pode ser feito e não acontecendo nada com ele. É o exemplo da impunidade desde a infância..
Meus bons alunos presenciam que o aluno que não fez absolutamente nada durante o ano, passou de ano como ele, que se esforçou e foi responsável.
Houve um ano que eu tinha um aluno que era muito bom. E ele começou a faltar muito e ir mal na escola. Os colegas diziam que ele ficava empinando pipa ao invés de ir pra escola. Um dia, tive uma conversa com ele, e perguntei o que estava acontecendo? E ele me disse: “Prá que eu vou vir prá escola se eu vou passar de ano mesmo assim?”
Então eu procurei aconselhar (como faço com meus alunos até hoje) que ele devia frequentar a escola, não para tirar notas boas nas provas ou passar de ano. Ele deveria vir a escola para aumentar seu conhecimento que é o único bem que ninguém poderá roubar. Que a escola iria ajudá-lo a aprender e trocar conhecimentos com os outros e ajudá-lo a dar uma melhor formação na vida..
Depois dessa conversa ele não faltou mais, tanto...mas nunca mais voltou a ser o excelente aluno que era.
Qual a motivação de ser bom aluno hoje em dia?
Seus ídolos são jogadores de futebol que não falam o português corretamente e que não hesitam em agredir seus colegas jogadores e até mesmo os árbitros. Ensinando que não é necessário haver respeito as autoridades e aos outros.
Ou são dançarinas que mostram seu corpo rebolando na televisão e posando nuas para ganhar dinheiro.
Para quê eu me matar de estudar se há tantas profissões que não são valorizados e nem respeitadas? ??
Conheci (e ainda conheço e convivo) ao longo de minha carreira na escola pública, inúmeros profissionais maravilhosos. Pessoas que amam a sua profissão, que se preocupam com seus alunos, que fazem trabalhos excepcionais. Que possuem um conhecimento e formação excelentes, mas que estão desgastados e quase arrasados diante da atual situação educacional.
Li a poucos dias num artigo que os cursos de filosofia, matemática, química, biologia e outros todos ligados a área de magistério não estão tendo procura nas universidades.
Lógico!!!!!Quem é que quer ser professor??? ??????
Quem é que quer entrar numa carreira que está sendo extinta, não só pela total desvalorização e respeito, mas também pela falta de segurança que estamos enfrentando nas escolas.
Fiquei indignada com uma reportagem na TV (que aliás adora fazer reportagens sensacionalistas colocando o professor sempre como vilão da história) em que relatava que numa escola um aluno ameaçava os outros com um revólver e num determinado momento o repórter perguntou: ”Onde estava o professor que não viu isso??!!”
E agora eu pergunto: “O que se espera de um professor (ou de qualquer ser humano), que se faça com uma arma apontada pra você ou pra outro ser humano??? Ah...já sei...o professor deveria enfrentar as balas do revólver!!!! Claro!!! As universidades e os cursos de aperfeiçoamento de professores não estão nos ensinando isso..
Vocês tem conhecimento de como os professores de nosso país estão adoecendo??? ?
Vocês sabem o que é enfrentar o stress que a violência moral e física tem nos submetido dia a dia?
Você sabe o que é ouvir de um pai frases assim:
“Meu filho mentiu, mas ele é apenas uma criança!”
“Eu não sei mais o que fazer com o meu filho!”
“Você está passando muita lição para meu filho, e ele é apenas uma criança!”
“Ele agrediu o coleguinha, mas não foi ele quem começou.”
“Meu filho destruiu a escola, mas não fez isso sozinho!”
Classes super lotadas, falta de material pedagógico, espaço físico destruído, violência, desperdício de merenda, desperdício de material escolar que eles recebem e, muitas vezes, não valorizam (afinal eles não precisam fazer absolutamente nada para merecê-los), brigas por causa do “Leve leite” (o aluno não pode faltar muito, não por que isso prejudica sua aprendizagem, mas porque senão ele não leva o leite.)
Regras educacionais dissonantes de acordo com a classe social dos alunos.
Impunidade.
Mas a educação não vai bem, por causa do professor..
Encerro esse desabafo com essa pergunta que li a poucos dias:

Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

O BOM NESTE PAÍS É SER POLITICO. APOSENTA-SE COM 8 ANOS DE "TRABALHO(?) ", E QUE SALÁRIO!!!

Postado por Eliane (História)